Dúvidas sobre Telefonia, Planos, Portabilidade e Fidelização
TELEFONIA MÓVEL - Os serviços de telefonia móvel, geralmente, apresentam preços mais elevados que os de telefonia fixa, além de terem alcance mais limitado em virtude das chamadas “áreas de sombra”, ou seja, aquelas que por questões técnicas apresentam ausência ou falha de sinal. Por outro lado, esse tipo de telefonia permite o deslocamento do aparelho, facilitando seu uso diário inclusive em situações de emergência.
Os valores cobrados pelas operadoras de serviços de telefonia móvel variam muito, e as empresas cada vez mais lançam mão de promoções para cativar um número maior de consumidores. Antes de contratar determinada operadora, o consumidor deve analisar as propostas e escolher a que melhor atende suas necessidades. Depois de contratada, a operadora não é obrigada a alterar o plano para cobrir o que está sendo oferecido pela concorrência.
PLANOS PÓS-PAGOS - Assim como os serviços essenciais, o serviço de telefonia móvel está sujeito ao corte por inadimplência. Nos casos de atraso no pagamento da conta de plano pós-pago, as operadoras de telefonia podem:
- Bloquear parcialmente a linha (o consumidor só recebe chamadas) após 15 dias do vencimento da conta;
- Suspender totalmente a linha (o telefone não faz nem recebe chamadas) após 30 dias da data do vencimento;
- Desativar a linha após 45 dias do vencimento da conta;