Os tributos fazem parte do cotidiano de todas as pessoas, mas com tantas questões legais, não é difícil ficar com dúvidas. Por isso, o blog do escritório de advocacia em Salvador vai esclarecer dúvidas frequentes sobre direito tributário! Continue lendo para estar por dentro dessa área do direito!
O que é direito tributário?
Para começar, é preciso entender o que é e qual a função desta área do direito. De forma geral, podemos definir como a área que estuda a tributação, ou seja, está relacionada aos aspectos legais de tributo, arrecadação e fiscalização. O Código Tributário Nacional é o responsável por ditar as regras de contribuição do país.
Quais são os tipos de tributos?
“Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”, de acordo com o art. 3º do Código Tributário Nacional.
Existem vários tipos de tributos:
taxas: é um valor de um serviço individualizado, como a taxa de licenciamento de veículos;
impostos: valores que estão relacionados ao orçamento público, como o IPTU;
contribuições: dividia em contribuição especial (que envolvem a Previdência Social) e de melhoria (relacionados a valorização de propriedade).
Qual a importância de um advogado tributarista?
Um advogado tributarista tem a função de ajudar empresas a ter um bom planejamento tributário, respeitando a legislação e não pagar a mais. Basicamente, oferece consultoria para garantir a melhor maneira de realizar os pagamentos.
Por que e quando contratar um escritório de advocacia tributária?
Em média, o Brasil cria cerca de 46 novas regras sobre tributos a cada dia últi, de acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário. Com esse dado, comprova-se a complexidade da legislação tributária brasileira. Assim, para que as empresas não se percam em meio a tantos tributos, contar com um escritório de advocacia tributária é a melhor opção.
Outro fato que evidencia a importância de profissionais que entendem de direito tributário é que estudos apontam que as organizações gastam em média 2.600 horas para cuidar da questão tributária.
O melhor momento para contratar um advogado direito tributário é no ínicio das atividades do negócio, seja ele pequeno, médio ou grande. Isso porque os especialistas aplicarão medidas para prevenir futuros problemas.
Para saber mais sobre a atuação de advogado empresarial e tributário, leia também:
>> Estudo aponta que 95% das empresas pagam mais tributos do que deveriam
>> Saiba em quais situações contratar um advogado tributarista