Fale com um
Advogado
Saiba em quais situações contratar um advogado tributarista
Compartilhar:

Advogado tributarista é o profissional especializado em realizar planejamento tributário estratégico. Você sabe por que é tão importante e em quais situações contratar?

Continue lendo o conteúdo do blog da Habib Advocacia para entender sobre o assunto!

O que faz um advogado tributarista?

Antes de saber em quais casos você deve entrar em contato com um escritório de advocacia tributário, é importante saber mais sobre a função desse profissional.

Esse advogado cuida de ações relacionadas ao pagamento de tributos das empresas, fazendo com que os estabelecimentos sigam as leis, mas também vise os lucros. Muitas empresas pagam mais tributos do que deveriam, assim o profissional identifica quais valores devem ser realmente pagos.

Também é responsável por processos de verificação fiscal e ajuda na entrega de documentos e outras obrigações gerais.

Quando contratar?

Quando devo contratar um profissional de direito tributário para minha empresa? O acompanhamento de um advogado é sempre bem-vindo em empresas de pequeno à grande porte.

No entanto, saiba as principais situações em que um advogado direito tributário deve ser procurado:

  • Dúvidas no regime de tributação: se você e seus colaboradores têm dúvida em quais impostos devem ser recolhidos, entre outras regras, é essencial procurar um escritório de advocacia. O Brasil cria 46 novas regras de tributação a cada dia útil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário. Portanto, é normal ficar com dúvidas em relação aos tributos;

  • Economizar no pagamento de tributos: sabemos que o pagamento de tributos interfere na economia da empresa. Para economizar na questão tributária e estar dentro da legalidade, o investimento na contratação de um advogado tributarista pode ajudar;

  • Empresas que já sofreram autuações: se a sua empresa já sofreram sanções, um advogado pode ajudar o negócio a tomar providências;

  • Empresas que possuem um regime de tributação complexo: algumas empresas possuem operações complicadas envolvendo tributos, como negócios que trabalham com importação, exportação, diferentes estados, entre outros

Como contratar?

Uma dica é terceirizar o serviço contratando um escritório de advocacia tributário se o seu negócio for de pequeno ou médio porte. Já se a sua empresa for de grande porte, você pode optar por ter advogados internos.

A boa gestão é chave para o sucesso de um negócio e as questões burocráticas podem ser um grande desafio. Contratar advogados ou um escritório de advocacia é importante para ajudar na questão jurídica.

Leia mais sobre direito tributário:

>> Estudo aponta que 95% das empresas pagam mais tributos do que deveriam

>> O que é direito tributário e quando acioná-lo