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Saiba mais sobre o direito do consumidor no delivery
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Em tempos de isolamento social, os pedidos de comida por delivery aumentaram. Pedir e comer os pratos preferidos em casa é confortável, mas gera dúvidas em relação ao direito do consumidor. Continue lendo o blog do escritório de advocacia em Salvador Habib para saber mais!

Isolamento social e delivery

O delivery vem sendo a saída para diminuir os efeitos da crise para muitas empresas do ramo alimentício. Houve um aumento de 77% das compras de alimentos por delivery entre 1º e 18 de março, em comparação com o mesmo período do mês anterior, de acordo com estudo da Corebiz.

Direitos do consumidor

Como os pedidos são entregues em casa, muitos consumidores não sabem como agir em casos de falhas por parte do restaurante. Alguns ficam frustrados com a demora ou pedido errado e querem resolver logo com a ajuda de um advogado de defesa do consumidor e órgão de proteção. 

No entanto, em um primeiro momento, as recomendações são outras. Saiba o que você deve fazer nos seguintes casos:

Quando o pedido veio errado

Infelizmente, não é raro os estabelecimentos se enganarem e enviarem o pedido errado por delivery. Algumas pessoas querem resolver o problema com advogado de direito do consumidor, enquanto outras preferem não arranjar confusão e comem o prato errado.

Qual a melhor atitude para tomar nesta situação? A conversa entre cliente e empresa é a medida mais amigável e certa para resolver o problema. O restaurante deve entregar os pedidos corretos ou cancelar o pedido, devolvendo o dinheiro do consumidor.

Quando o pedido demora muito para chegar

Outra situação comum é a demora na entrega dos pedidos por delivery. No entanto, é preciso verificar o prazo de entrega que foi estabelecido no momento da solicitação da comida. Caso o período tenha passado do que foi dito, o consumidor pode cancelar ou não aceitar. Essa ação não deve prejudicá-lo financeiramente.

Para não ter problemas, alguns restaurantes contam com a política de não cobrar o valor se o produto for entregue fora do prazo estipulado.

Quando o consumidor foi prejudicado e a empresa não resolveu o problema

Em alguns casos, as falhas do restaurante podem provocar ainda mais consequências negativas para o consumidor. Eventos, reuniões com os amigos são situações em que o atraso dos pratos ou produtos errados geram desconforto.

Caso a empresa não resolva o problema com base no diálogo com o cliente, é possível recorrer a um órgão de proteção ao direito do consumidor, como o Procon. Com um advogado especialista em direito do consumidor, o estabelecimento terá que pagar a indenização por danos morais e materiais.
 

Saiba mais sobre os direitos básicos do consumidor em:

>> Direitos do consumidor no cancelamento de viagens

>> Quebrou pagou X Direito do consumidor

 

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