Fale com um
Advogado
Revisão de planos de saúde – reduza os valores reajustados em razão da faixa etá
Compartilhar:

Consultar um advogado em Salvador é a melhor forma de agir para evitar aumentos indevidos de plano de saúde. Continue lendo o artigo da Habib Advocacia e saiba quando o reajuste do plano é considerado indevido.

Anualmente somos surpreendidos com o aumento das mensalidades das dos planos de saúde, mas, atualmente, existem três tipos de aumentos permitidos pela ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar. Os planos de saúde estão autorizados a realizar aumentos em virtude da faixa etária do contratante, ajustes anuais ou ainda quando o contratante utiliza o plano mais do que o previsto.

Ações contra planos de saúde crescem

As ações judiciais contra os planos de saúde vem apresentando alta. No estado de São Paulo, por exemplo, foram 2.250 processos entre janeiro e junho de 2019 - em 2011 foram abertos 258 processos neste mesmo período. As principais reclamações foram em razão de reajustes por aumentos abusivos, sobretudo nos planos coletivos, e por exclusões de coberturas ou negativas de tratamento.

Se o seu plano de saúde passou por um reajuste em razão da faixa etária, o primeiro passo é saber identificar se ele está dentro do estabelecido pela ANS. As regras para planos de saúde diferem-se de acordo com o tipo de contrato: os  coletivos e individuais.

É essencial ler o contrato para conferir se as cláusulas relativas aos reajustes delimitam o índice aplicado. Ao constatar qualquer cláusula que o plano de saúde não esteja respeitando, o consumidor precisa questionar diretamente a operadora ou reclamar à ANS.

Por outro lado, se o consumidor não compreender o reajuste pode pedir informações à operadora  com linguagem acessível e clara. Caso a operadora se recuse, os esclarecimentos podem ser feitos diretamente na justiça; peça o auxílio de um advogado especialista em direito médico. Na maioria das vezes, os valores questionados de planos de saúde individuais superam a taxa de 11%.

A mudança do valor, em virtude da faixa etária, deve estar prevista no contrato, dessa forma, a data de contratação influencia diretamente nas alterações de preços - caso coincida as datas de aniversário do contrato e a mudança da faixa etária, o contratante passará por dois reajustes na mensalidade. Desde 2004, com o Estatuto do Idoso, ficou proibido reajuste para quem tem mais de 60 anos de idade.

Consulte o Escritório de Advocacia Habib

Se você precisa de mais orientações sobre este assunto ou outras situações de direito à saúde, entre em contato com nosso escritório de advocacia em Salvador.

 

Olá! Informamos que durante a sua navegação neste site, nós coletamos e utilizamos cookies e outras tecnologias que registram o seu acesso e preferências, com o objetivo de analisarmos métricas que podem aprimorar e personalizar a sua experiência no uso do site! Para mais detalhes sobre quais Cookies coletamos e o uso destes, visite a nossa Política de Privacidade.