Fale com um
Advogado
Direitos do consumidor na Black Friday: saiba mais!
Compartilhar:

O dia mais aguardado pelos consumidores está chegando: Black Friday! Neste ano, o dia 27 de novembro está reservado para comprar aquele produto que deseja por um preço mais em conta. Mas quais são os direitos do consumidor nesta data? Continue lendo o blog do escritório de advocacia em Salvador Habib para saber!

Reclamações na Black Friday

Na Black Friday 2019, o varejo online brasileiro faturou R$3,2 bilhões, representando um aumento de 23,6% na comparação com o ano anterior. Os dados são da Ebit Nielsen.

No entanto, o elevado número não foi apenas das compras. A quantidade de queixas de consumidores na Black Friday também foi alta no ano passado, com 8.830 reclamações no site ReclameAqui. Em relação ao mesmo período do ano de 2018, houve um aumento de 57,6% no número de queixas.

A pesquisa mostra que 33,57% das denúncias eram referentes à propaganda enganosa, 11,25% sobre dificuldades na finalização da compra e 7,89% sobre divergência de valores.

Vamos abordar alguns casos na Black Friday:

Propaganda enganosa

Como mostramos acima, a propaganda enganosa foi o principal motivo das queixas de consumidores. De acordo com advogados consumeristas, isso é um crime. As informações dos produtos por meio da publicidade devem ser cumpridas pela loja, seguindo a lei.

Órgãos de defesa do consumidor e advogado direito do consumidor sugerem que o comprador salve as ofertas que a empresa anuncia para poder comprovar.

Direito de se arrepender da compra

As compras pela internet são mais práticas e, na Black Friday, os consumidores são ainda mais influenciados a comprar produtos. Porém, como não foi visto ao vivo ou foi comprado por impulso, muitas pessoas se decepcionam quando a mercadoria chega.

Um dos direitos do consumidor é ter o prazo de 7 dias para comunicar a loja que quer devolver o produto comprado online. Não é necessário apresentar justificativa.

Produtos com defeito

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a pessoa tem até 90 dias para fazer a troca ou solicitar assistência em caso de defeitos em bens duráveis. Já se for um bem não durável, o direito do consumidor produto com defeito diz que o prazo é de 30 dias.

Entrega de produtos

Ao fazer compras na internet, os consumidores ficam ansiosos pela chegada do produto. A entrega fora do prazo determinado pela loja é motivo de reclamações entre os compradores. A empresa não pode dizer que há falta de estoque após o cliente ter finalizado a compra, também deve se responsabilizar pelo envio.

Dica para aproveitar a Black Friday

Para não ter problemas e precisar contar com advogado direito do consumidor Salvador, é preciso tomar cuidados ao fazer compras nesta data. Uma das principais dicas é analisar o site e verificar se é confiável. Para ajudar nesse processo, especialistas indicam olhar se a loja possui o selo “Black Friday Legal” da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. Também é fundamental pesquisar a reputação da loja antes de comprar.

Saiba mais sobre os direitos básicos do consumidor e a atuação do advogado defesa do consumidor:

>> Quebrou pagou X direito do consumidor

>> Conheça seus direitos como consumidor para troca de presentes
 

Olá! Informamos que durante a sua navegação neste site, nós coletamos e utilizamos cookies e outras tecnologias que registram o seu acesso e preferências, com o objetivo de analisarmos métricas que podem aprimorar e personalizar a sua experiência no uso do site! Para mais detalhes sobre quais Cookies coletamos e o uso destes, visite a nossa Política de Privacidade.